Assessment Week’20

Evento de aceleração de carreiras

Entre os dias 2 e 6 de Março, a ACE realizou, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, a segunda edição da Assessment Week. Este evento procura oferecer aos estudantes da Universidade do Minho a excelente oportunidade de, durante um dia, experienciar o processo de recrutamento das diferentes empresas, de modo a aproximarem-se da realidade do mercado de trabalho.

Esta edição contou com a presença de quatro empresas bastante conhecidas por todos: Lidl, Worten, Leroy Merlin e Parfois. A semana foi marcada pela diversidade de oportunidades que as empresas trazem à Universidade do Minho e os alunos tiveram a experiência de enveredar naquele que é o verdadeiro processo de recrutamento do mercado empresarial atual! Uma das vantagens do evento é a possibilidade de obter o feedback de multinacionais nas demais fases do recrutamento, destacando as melhores valências dos participantes. Desta forma, a ACE dedicou uma semana ao desenvolvimento profissional dos alunos, desde as capacidades de comunicação, a construção da sua proposta de valor e ao modo como se podem diferenciar na entrada para o mercado de trabalho.

Os dias começaram com uma breve apresentação da empresa, onde deu a conhecer a sua área de atuação, o modo do seu funcionamento e as competências que mais a distinguem no mercado de trabalho. Cada participante teve a oportunidade de mostrar o que vale, ao fazer um pitch de apresentação à empresa. De modo a viverem uma full experience, os alunos foram distribuídos pelas Dinâmicas de Grupo, prática corrente nos recrutamentos atuais, em que puderam realmente mostrar as suas capacidades de trabalho em equipa e facilidade de comunicação. Da parte da tarde realizaram-se as speed interviews individuais, em que cada participante se fez acompanhar do seu CV de forma a aproximar o máximo possível daquilo que acontece atualmente na realidade comercial. 

Participar na Assessment Week é uma mais valia não só para os alunos que estão no final da licenciatura ou mestrado e procuram uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas também para aqueles que, independentemente do ano que frequentam,  têm curiosidade em perceber como funciona o recrutamento das empresas e que tipo de perfis mais valorizam.

Para um membro da ACE é bastante gratificante fazer parte deste projeto, poder contribuir para o desenvolvimento profissional dos alunos e mostrar ao mundo empresarial os talentos que podem encontrar na Universidade do Minho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *